CELP

Conselho Europeu de Língua Portuguesa

European Portuguese Advisory

Há vários anos atrás, nos Estados Unidos, os pastores de igrejas imigrantes de língua portuguesa de todo o território americano se reuniram para criar o Portuguese Advisory. Este projeto recebeu mais tarde o apoio do responsável dos grupos étnicos desta Divisão. No ano de 2006 alguns pastores das igrejas de imigrantes de língua portuguesa da Europa receberam o convite para participar de um encontro nos Estados Unidos do Portuguese Advisory da Divisão Norte Americana. O os pastores de língua portuguesa da Europa sentiram a necessidade de ter algo parecido a nível europeu.

Foi assim que nos dias 13 e 14 de janeiro de 2008 que teve lugar em Bruxelas o primeiro encontro de pastores e diretores de grupo para começar as bases desta rede de interação. Neste encontro o pastor Rickson Nobre foi indicado para presidir o projeto e o pastor Theo Rios para o secretariado. No segundo encontro em outubro do mesmo ano o irmão Daniel Oliveira foi eleito tesoureiro. A partir daí o Conselho Europeu de Língua Portuguesa vem se organizando e sendo reconhecida pelos membros das igrejas, federações e Uniões através dos serviços que vem prestando.

Atualmente o nosso continente Europeu vive um período de estagnação no crescimento das igrejas nativas devido à forte secularização da sociedade. Em contrapartida existe um grande potencial para fazer avançar muito mais rapidamente a obra das comunidades lingüísticas, tal como se vê através as igrejas e grupos de imigrantes adventistas de língua portuguesa. Estas igrejas têm como objetivo hoje a evangelização dos imigrantes lusófonos neste continente, como também a preparação da segunda geração que virá já adaptada à cultura local para se tornarem uma luz e garantia da manutenção da mensagem adventista do sétimo dia neste continente até o retorno do nosso Senhor Jesus.

Texto: Pr. Rickson Nobre

Declaração de Visão, Missão e Objetivos

Nome e Missão

A sigla CELP, significa Conselho Europeu de Língua Portuguesa, é um ministério de suporte às divisões Intereuropéia e Transeuropéia da igreja adventista do sétimo dia. Este ministério está baseado em um comprometimento voluntário dos pastores, diretores de grupo, anciãos, empresários et administradores ligados às igrejas de imigrantes de Língua Portuguesa na Europa que tem como visão o avanço da obra de evangelização dos imigrantes de língua portuguesa no continente Europeu. Ou seja, não é um ministério independente mas um ministério de apoio. Os objetivos principais são (1) prestar apoio as igrejas e aos campos locais no trabalho em favor dos imigrantes lusófonos, (2) fomentar a criação de projetos de evangelização nestas comunidades, (3) auxílio na busca de fundos e voluntários para a o a implantação de novas comunidades, (4) prestar auxílio na aquisição de materiais de evangelismo e (5) promover programas que beneficiem as comunidades tais como campanhas de evangelismo, congressos, concílios e seminários.

Identidade:

Os pastores e membros leigos que formam o CELP pertencem à Igreja Adventista do Sétimo Dia e estão intimamente e claramente de acordo com o seu corpo doutrinário e com a administração da nossa igreja, pois apoiar o evangelismo junto a população de imigrantes não significa de nenhuma maneira oposição à nossa igreja à qualquer nível.

Visão:

Promover o crescimento qualitativo e quantitativo das igrejas e grupos de imigrantes adventistas de língua portuguesa na Europa, motivando, equipando e implantando novas igrejas. Este apoio é para acrescentar e não se substituir ao trabalho da administração local.

História

O início dos trabalhos do CELP começarem em 2006 quando houve o primeiro encontro de pastores e líderes de algumas igrejas de língua portuguesa na Europa em Bruxelas. Daí em diante, o organização tem aumentado e o número de participantes também. Vários projetos já foram realizados e vários obreiros foram trazidos de outras partes do mundo para o trabalho de evangelismo e implantação de novas igrejas na Europa.

Todos os anos um concílio anual é realizado para organizar os projetos, capacitar os líderes, renovar a equipe dirigente:

• 2008 Bruxelas, Bélgica – reunião fundadora.
• 2008 Paris, França.
• 2009 Genebra, Suíça.
• 2010 Berlin, Alemanha
• 2011 Londres, Reino Unido
• 2012 Madrid, Espanha
• 2013 Milão, Itália
• 2014 Lisboa, Porgual
• 2015 Amsterdã, Holanda

O CELP convoca anualmente um concílio para que Participariam como delegados de suas respectivas igrejas nos encontros as seguintes pessoas:

• Os coordenadores dos Grupos Étnicos das Divisões Trans-Européia e Euro-Africana (membros ex-officio)
• Os pastores que estão pastoreando as igrejas e grupos nestes territórios.
• Os diretores de grupos, anciãos ou diretores responsáveis pelos grupos sem pastor devidamente votados pelas suas comissões locais como representantes junto ao CELP
• Os empresários membros destas igrejas e grupos de imigrantes de língua portuguesa.

Duas divisões, dois CELP:

Desde o concílio anual de 2012 do CELP em Madri, o CELP tem uma equipe trabalhando para a Divisão Intereuropéia e um outro para a divisão Transeuropéia. Duas lideranças, duas tesourarias, alguns projetos distintos mas com a mesma visão e objetivos. Esta “divisão” foi aprovada para acelerar o trabalho de crescimento dos projetos locais e mediação junto as instâncias da igreja.

Financiamento das atividades:

Os recursos financeiros da associação podem ser oriundos de:
• Subvenções oferecidas pelas igrejas ou empresários para projetos específicos
• Produtos de prestação de serviço e/ou bens vendidos
• Subvenções das entidades administrativas (federações, Uniões) para projetos específicos
• Ofertas recolhidas nos programas promovidos diretamente pelo CELP

Trabalho de hoje e visão do futuro:

Atualmente o nosso continente Europeu vive um período de estagnação no crescimento das igrejas nativas devido à forte secularização da sociedade. Em contrapartida existe um grande potencial para fazer avançar muito mais rapidamente a obra das comunidades linguísticas et étnicas, tal como se vê através das igrejas e grupos adventistas de língua portuguesa. Nosso objetivo é a evangelização dos imigrantes lusófonos neste continente, como também na preparação da segunda geração que estará adaptada à cultura local e assim continuará o trabalho de evangelismo no continente europeu e a garantirá a manutenção da mensagem adventista do sétimo dia.

Auxílios comumente prestados às igrejas e campos:

• Facilitar o intercâmbio entre pastores, planificação de atividades em conjunto e análise de problemas específicos aos imigrantes adventistas.
• Facilitar o trabalho de evangelização nas igrejas de imigrantes de língua Portuguesa na Europa.
• Reunir suas forças para a criação, produção, impressão e importação de material para evangelização em Língua Portuguesa.
• Em acordo com a administração local da igreja adventista do sétimo dia, incitar os leigos a implantar grupos nos lugares onde existe potencial para nascimento de uma nova comunidade
• Suporte moral, espiritual e logístico aos os pastores através da facilitação de interação entre ambos
• Aconselhar as igrejas e grupos em suas relações com suas respectivas administrações locais para que seja valorizado e reconhecido o trabalho da comunidade e conseguir apoio para avançar harmoniosamente a obra de evangelização.
• Incitar o estudo da Bíblia e do Espírito de Profecia nas igrejas e grupos, proporcionando material e incentivo.
• Realização de um concílio anual para formação, informação e promoção de atividades em conjunto.
• Realização à cada 3 anos de um congresso à nível europeu reunindo todas as igrejas de imigrantes de língua portuguesa da Europa.

Equipe CELP – EUD

Diretoria do CELP da Divisão Inter-Europeia.

Equipe CELP – TED

Diretoria do CELP da Divisão Trans-Europeia.